Vale a pena comprar carro que vai sair de linha? Veja o que diz um consultor de vendas automotivas
Quando se trata do universo automotivo, é inegável que cada modelo tem seu ciclo de vida. A entrada e saída de veículos do mercado são eventos comuns, e nem sempre querem dizer que a qualidade do carro é baixa. Porém, os consumidores são levados a ponderarem sobre a viabilidade de adquirir seminovos ou usados de modelos que irão sair de linha.
> Compartilhe a reportagem no WhatsApp
Conversamos com Lukas Nunes, consultor de vendas automotivas da eDrive, para desvendar os aspectos a serem considerados. O profissional destaca que, ao avaliar um modelo descontinuado, é essencial analisar sua recepção no mercado, sua competitividade frente aos concorrentes e seu legado.
Um exemplo emblemático é o Volkswagen Fusca, que, mesmo após décadas de seu lançamento, mantém seu status e valorização no mercado de usados.
“Todo veículo que é removido de produção, saiu de linha, tende a ser um projeto, na maioria das vezes, antigo, com pontos diferenciais que o fizeram ser único no mercado. Até o hoje o Fusca é conhecido como o guerreiro da Volkswagen, afinal, quem nunca desejou ter um fuscão algum dia, não é?", de acordo com o Lukas, é necessário avaliar esses pontos para uma escolha assertiva.
The Garage/Reprodução
A disponibilidade de peças de reposição é um fator-chave, influenciando diretamente na viabilidade da compra. Especialistas ressaltam que a indústria de autopeças tende a continuar produzindo componentes para modelos descontinuados, principalmente aqueles com histórico sólido de vendas. Isso pode até mesmo valorizar esses veículos ao longo do tempo.
Portanto, é equivocado julgar um carro apenas pelo fato de ter saído de linha. Modelos como o Hyundai Veloster podem não ter se mantido em produção devido a questões de mercado, mas ainda assim oferecem opções interessantes no cenário automotivo.
“Podemos chegar a conclusão que não se deve julgar um veículo que saiu de linha, muito pelo contrário, pode ser uma excelente opção dentre as demais no mercado automotivo”, concluiu o especialista.
Nesse contexto, compreender os pontos-chave, como a aceitação do mercado, a disponibilidade de peças e o histórico de vendas, é essencial para uma escolha informada e satisfatória.
Veja 3 modelos que saíram de linha e ainda valem a pena
Dentre os diversos exemplos de ótimos modelos que saíram de linha, mas que ainda são ótimas opções, selecionamos três deles que estão presentes no nosso estoque.
Ford KA
Revista Carro/Reprodução
Um dos modelos mais tradicionais e famosos da Ford no Brasil, o KA é amplamente conhecido por ser um modelo econômico. O custo-benefício acima da média, variando de acordo com o ano do modelo, sendo ele um carro ideal para o dia-a-dia. E o que falar da mecânica robusta? É simplesmente uma grande opção para os mais saudosistas que ainda não se adaptaram às direções automáticas. O modelo saiu de linha em 2021.
Fiat Punto
Autoesporte/Reprodução
O Fiat Punto é um hatch compacto que ganha destaque por ter uma tecnologia que botou inveja nos modelos da mesma faixa de preço nos seus respectivos anos de lançamento. Confortável, boa motorização, design fluído e custo-benefício bacana. Um elegante carro para os dias corridos de trabalho e que entrega comodidade, a um preço BEM justo. O modelo saiu de linha em 2017.
Renault Captur
Quatro Rodas/Reprodução
O Renault Captur saiu de linha a pouco tempo, em 2023, por não conseguir driblar os impactos da Guerra da Ucrânia em sua produção inviabilizada pela saída da fabricante da Rússia. Com isso, restaram diversos viúvos de um SUV compacto na Reunault. De fato, o modelo faz muita falta com a sua mecânica 1.6 confiável.
? Acesse as nossas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn
? Ou faça contato direto no WhatsApp