• Página inicial
  • / Blog
  • / Preparando seu carro para o inverno: Dicas indispensáveis para mantê-lo em perfeito estado.
Preparando seu carro para o inverno:  Dicas indispensáveis para mantê-lo em perfeito estado.

Preparando seu carro para o inverno: Dicas indispensáveis para mantê-lo em perfeito estado.

Preparando seu carro para o inverno: 

Dicas indispensáveis para mantê-lo em perfeito estado.

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Entramos oficialmente na estação mais fria do ano. E durante o período de inverno você precisa dar uma atenção especial ao seu carro e ter alguns cuidados que não são tão necessários em outras estações.

 

Todo carro possui componentes internos e algumas áreas que reagem de forma diferente mediante à diferentes temperaturas. Portanto, cuidar do seu veículo em climas mais frios é extremamente necessário para que seu veículo funcione sem que imprevistos aconteçam, mas você sabe quais os cuidados necessários merecem a sua atenção? 

 

Para sanar suas dúvidas, separamos algumas dicas importantes para que você fique de olho na manutenção do seu carro. Leia nosso artigo e esteja por dentro de tudo que você precisa saber e evite que seu carro te deixe na mão quando você precisar. Vamos conferir? 

 

VERIFIQUE PERIODICAMENTE A BATERIA

 

Com as temperaturas mais frias, a bateria do carro pode sofrer desgastes maiores que em dias mais quentes. Isso ocorre porque a bateria demanda uma amperagem mais alta para que ela possa funcionar corretamente, diante disso a capacidade de armazenamento de energia pode ser comprometida. O ideal é manter frequentemente o carregamento da bateria mesmo que você não use o carro todos os dias.

Sendo assim, ligue o motor do carro diariamente e acelere sutilmente para auxiliar no processo, dessa forma você garante a saúde e a eficiência da bateria durante os dias mais frios. 

 

TENHA O RESERVATÓRIO DE GASOLINA CHEIO

 

Para além da bateria, outra parte do veículo que deve ser monitorado é o reservatório de combustível. Caso seu carro seja flex, mantenha o tanque de gasolina cheio para que seu veículo funcione de forma eficiente durante o período invernal. Vale lembrar que nessas condições o ideal é que seu carro dê a partida com a gasolina, uma vez que o uso do álcool pode dificultar o processo de ignição. 

 

Portanto, se seu carro é flex, deixe sempre o reservatório de gasolina com combustível suficiente, para que o carro obtenha auxílio no momento de dar a partida. 

 

CALIBRAGEM DOS PNEUS EM DIA

 

Você sabia que as temperaturas mais baixas afetam a pressão dos pneus? Pois então fique sabendo que nessa época do ano as baixas temperaturas comprometem a calibragem das rodas, devido a isso você pode acabar transitando com os pneus murchos sem perceber.

 

Por isso, para que você evite ter gastos desnecessários, o ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias para que você tenha mais segurança na direção. Outro ponto importante a ser ressaltado é que no inverno o risco de andar com os pneus carecas aumenta devido a formação de umidade no chão, assim, os pneus carecas oferecem maior risco de acidentes por conta de derrapagens.

DÊ ATENÇÃO AO LIMPADOR DE PARA-BRISA

 

Nessa época do ano é muito comum que as borrachas do para-brisas sofram ressecamentos. E nessas condições a funcionalidade do mecanismo de limpeza é praticamente nula, resultando uma má execução do sistema. 

 

Por isso, a recomendação é que sempre ao notar que há presença de barulhos, vibrações estranhas e mal eficiência na limpeza do vidro seja feito uma vistoria no reservatório de água do limpador para que os processos de uso sejam executados sem problemas em ocasiões que demandam o uso correto dos limpadores e que seja realizado a troca das borrachas em questão. Dessa maneira você garante mais segurança ao sair com seu veículo durante o inverno. 

 

LIGUE O AR CONDICIONADO

 

Por fim, mas não menos importante, essa dica pode ser um pouca estranha, já que no inverno não temos o hábito de acionarmos o ar-condicionado, contudo essa prática pode favorecer na manutenção do carro durante temperaturas mais baixas, pois ao ser ligado o ressecamento do sistema pode ser evitado. Aliás, ao ligar o ar a proliferação de bactérias nocivas a saúde podem ser combatido

 

A recomendação é que o ar-condicionado seja ligado uma vez por dia por 15 minutos no mínimo. Por isso, o recomendado é ligar o ar nem que seja por apenas 15 minutos. Além disso, o ar-condicionado também ajuda a desembaçar os vidros, o que é muito útil em dias mais frios. 

 

Agora que você conhece essas dicas para cuidar do seu veículo no inverno é hora de colocar a mão na massa e aproveitar a temporada com mais segurança nas estradas. 

 

Note que todos os cuidados são básicos e não necessitam de grandes manutenções, sendo que se realizadas frequentemente e por profissionais podem fazer grande diferença no seu dia a dia no trânsito ou na estrada.