Mulheres que marcaram o mundo automobilístico

Mulheres que marcaram o mundo automobilístico

Superando preconceitos retrógrados e ultrapassando limites que até então eram impossíveis, desde sempre as mulheres tiveram uma forte participação no desenvolvimento dos automóveis.

No Dia Internacional da Mulher, a eDrive preparou esse artigo para enaltecer grandes nomes da “revolução motorizada feminina”, que seguem fazendo parte da história e na atualidade. No meio de um setor predominantemente masculino, não podemos deixar de ressaltar as mulheres que deixaram um legado no âmbito automobilístico.

Conheça 5 nomes de mulheres que inovaram nas ideias e como elas contribuíram através da criatividade para a evolução desse setor.

Bertha Benz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bertha Ringez casou-se com o engenheiro Karl Benz e foi considerada a primeira pessoa a viajar em um automóvel por longa distância. Além de ter quebrado as regras daquela época, Bertha viajou de maneira criativa, onde limpou o cano de combustível com o grampo do seu chapéu, fez de material isolante uma de suas cintas-liga e, como não bastasse, para melhorar o sistema de freios, parou em um sapateiro e pediu para fazer novas correias de couro.

Florence Lawrence

 

Além de atriz, Florence Lawrence deixou sua marca nas telas do cinema e no setor automotivo. Nos anos 1910, Florence foi responsável pela invenção do “braço sinalizador automático", conhecido hoje em dia como seta de direção e da luz de freio, que ganhou vida através da sua genialidade e criatividade.

Mary Anderson


Mary Anderson inovou nos anos 1903 ao criar o famoso limpador de para-brisa. Naquela época, o intuito era melhorar a visibilidade dos bondes que circulavam por Nova York. Porém, somente dois anos depois a criadora patenteou sua invenção, que é peça-chave para os carros de hoje em dia.

Alice Ramsey

 

Alice Ramsey não trouxe nenhuma invenção para o setor automotivo, mas ela foi mais uma mulher a fazer uma longa viagem dirigindo. No caso, Ramsey atravessou os Estados Unidos a bordo do automóvel Maxwell 30. Sua jornada acompanhada de outras amigas durou 41 dias e percorreu 6.115 quilômetros entre Nova York e São Francisco, na Califórnia, gastando 11 pneus no total.

Já na atualidade….

Tisha Johnson

 

Tisha é reconhecida hoje em dia como designer chefe dos interiores da sueca Volvo. Ela é a cabeça central dos projetos e desenhos interiores do S90 e V90. Tisha também é uma das pessoas- chave na equipe que criou o conceito autônomo 360c, carro totalmente elétrico, autônomo e sem motorista.

Cinco mulheres distintas, de épocas diferentes, mas com um desejo de exploração e criatividade em comum; e claro: a paixão por automóveis.