Fuja das multas: 5 erros comuns de trânsito que geram penalidades.

Fuja das multas: 5 erros comuns de trânsito que geram penalidades.

O trânsito é uma das atividades mais corriqueiras e cotidianas na vida das pessoas. Contudo, muitas vezes, o comportamento no trânsito pode ser negligenciado, e isso pode resultar em severas penalidades. As penalidades existem para garantir a segurança de todos que estão nas vias, incluindo pedestres, ciclistas e motoristas. Neste artigo, listamos os cinco erros mais comuns no trânsito que geram penalidades. Vamos conferir?

Transferência do veículo



Um erro simples, mas que passa despercebido no processo de compra e venda de um carro. De acordo com artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não transferir o veículo em até 30 dias é uma infração média, com multa de R $130,16 e a possibilidade de apreensão do carro, além de somar 4 pontos na carteira.
Aqui na eDrive, todos os nossos clientes têm a opção de escolher se essa transferência é realizada por nós ou por ele, desde que seja feita no período permitido de acordo com a lei do Código de Trânsito. Porém indicamos que seja feito com um despachante parceiro, uma vez que assim conseguimos acompanhar todo o processo até que o carro esteja no nome do cliente.

 

Uso do celular no volante

 


Aquele story na estrada captando a bela paisagem formada pelo pôr do sol pode te levar a pior. Quem nunca aproveitou aqueles segundos da pista vazia ou do semáforo fechado para mexer no celular? Aposto que ao menos uma vez você fez isso. Parece besteira ou não, mas de fato, mexer no celular desvia a atenção do motorista e pode ocasionar um acidente sério contra a sua vida e as dos outros. Nesse caso, o motorista que estiver usando o celular durante a direção pode ser autuado como infração grave, ser multado com valor aproximadamente de 290 e ainda pode levar mais 7 pontos na sua carteira. 

 

Atraso no licenciamento do veículo. 


 

O licenciamento do veículo é a carta branca para a livre circulação dos veículos pelas vias. Ela precisa sempre estar junto ao motorista para serem conferidos em caso de fiscalização, portanto é necessário estar com o documento em dia, pois a multa por licenciamento atrasado é considerado grave e configura penalidade de R$293,47 mais 7 pontos na carteira. Além disso, é somado juros 0,33% dia até alcançar o valor máximo da inflação. Logo, evite os atrasos para que maiores desconfortos não sejam cometidos.

Uso incorreto do cinto de segurança


 

A infração pelo mau uso do cinto de segurança já é velha de guerra e até hoje é a mais comum por motoristas. Além de prezar pela vida de quem está dirigindo, a lei se aplica também aos passageiros dentro do veículo. Logo é obrigatório que todo motorista exija o uso correto do cinto de segurança. Quem anda com o cinto evita ter que pagar R $293,47 e ter descontado 7 pontos na CNH.  Alguns estudos a respeito da segurança dos ocupantes já comprovou que o uso do item não apenas protege o motorista, mas todos que estão dentro do veículo. 

 

Dirigir sem habilitação



Por fim, essa infração por incrível que pareça é cometida por muitos. Caso você esqueça a carteira nacional de habilitação em casa, você pode baixar pelo app do Detran e apresentar ao guarda que solicitá-la. Se mesmo assim, o motorista for pego sem poder comprar a habilitação terá que pagar multa no valor de R $88,38. Mas, caso você não tenha CNH e esteja dirigindo, a infração passa a configurar como gravíssima, com multa no valor de R $880,41 e retenção do carro até o comparecimento de um motorista autorizado.

 

Agora que você está integrado com as infrações mais comuns no trânsito, confira sempre se os documentos do veículo estão em dia, se sua habilitação está junto da carteira na hora de pegar estrada, evite o celular e use sempre o cinto de segurança. Viajar com segurança e tranquilidade não tem valor e é a melhor economia pelo qual você pode prezar.