Câmbio automático ou manual: qual vale mais a pena?

Câmbio automático ou manual: qual vale mais a pena?

Ao comprar ou trocar um carro, muitos motoristas se veem num dilema entre câmbio automático ou manual, mas essa dúvida acaba agora.

Vamos analisar alguns pontos dos dois tipos de câmbio e você poderá decidir qual é a melhor opção para você: automático ou manual.

Confira:

·         Desempenho

A transmissão automática troca a marcha de acordo com uma rotação já programada. Em geral, as fábricas projetam o câmbio para realizar as trocas privilegiando o consumo e o conforto. Porém, certos modelos têm funções esportivas.

Já o câmbio manual é acionado pelo motorista. Assim, você pode "esticar" as marchas até o limite das rotações do motor, usando de toda potência que o carro disponibiliza.

·         Conforto

A comodidade proporcionada pelo câmbio automático - que deixa livre o pé esquerdo do motorista - é atrativa quando se pensa no trânsito das grandes cidades e na facilidade ao arrancar, sem precisar debrear.

·         Manutenção e durabilidade

O câmbio automático perde pontos quanto à manutenção, por envolver uma tecnologia diferenciada e de maior custo. Em contrapartida, o câmbio manual deixa a desejar na durabilidade, exigindo mais reparos em sua vida útil.

·         Consumo

Com o câmbio manual é possível controlar melhor o consumo do carro, já que é possível trocar as marchas em rotações menores e andar com o motor girando menos. Já o câmbio automático  é programado para fazer com que o motor funcione da maneira mais eficiente, aproveitando ao máximo seu torque em cidades e estradas, assim ele acaba consumindo mais combustível.

·         Controle

O câmbio manual permite ao motorista decidir o momento em que a marcha é trocada, isso proporciona um controle maior do carro, sua velocidade e do consumo. Esse tipo de câmbio é ideal para quem gosta de dirigir em um estilo mais esportivo, já que o carro tem melhor se sai melhor em ultrapassagens.

Com estes pontos analisados, agora você pode decidir qual vale mais a pena para você, câmbio automático ou manual.

Para mais dicas acesse nosso site e continue acompanhando nosso blog.