• Página inicial
  • / Blog
  • / Chevrolet suspende parcialmente produção em Gravataí por até três meses
Chevrolet suspende parcialmente produção em Gravataí por até três meses

Chevrolet suspende parcialmente produção em Gravataí por até três meses

A General Motors confirmou a suspensão parcial da produção na fábrica de Gravataí (RS) por um período de até três meses. A unidade, responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, vai alocar os trabalhadores colocados em layoff a partir de 22 de abril. A decisão foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, ao Auto Esporte pelo Valcir Ascari, e afeta entre 700 e 1.000 colaboradores.

    > Compartilhe no WhatsApp

A paralisação temporária faz parte de uma estratégia da montadora para adequar a produção à demanda do mercado. Segundo a GM, a medida "tem como objetivo ajustar a produção da fábrica de Gravataí às necessidades do momento". A montadora também destacou que monitora o cenário econômico e dialoga com as partes envolvidas.

Um dos motivos para a suspensão das atividades na planta é o alto volume de veículos estocados. A montadora enfrenta dificuldades em reduzir os estoques, que chegaram a aproximadamente 20 mil unidades nos meses anteriores. Além disso, os números de vendas dos modelos produzidos na unidade não são tão expressivos quanto em anos anteriores.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix teve 97.503 unidades licenciadas em 2024, uma queda de 4,5% em relação ao ano anterior. Já o Onix Plus registrou 59.960 emplacamentos, contra 74.887 em 2023, representando uma queda expressiva de 20%.

Embora o layoff tenha sido confirmado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí conseguiu reduzir a duração da suspensão para dois meses e oito dias. Além disso, foi garantido aos trabalhadores o vale-refeição, o décimo terceiro salário e a participação nos resultados (PPR) integrais, além da continuidade de cursos de qualificação durante o período de inatividade.

Uma nova assembleia entre a GM e os representantes sindicais está agendada para a próxima segunda-feira (10), quando mais detalhes sobre o layoff poderão ser discutidos.

Reestilização

Outro fator que influenciou a decisão da montadora é a preparação da fábrica para produzir a reestilização do Onix, prevista para os próximos meses. A GM anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, sendo R$ 1,2 bilhão destinado à unidade de Gravataí. Além das novas versões do Onix e Onix Plus, a planta também será responsável pela produção de um novo SUV de entrada da marca.

Com a chegada do novo modelo, existe a expectativa de que a produção volte à normalidade e, possivelmente, até mesmo de que o terceiro turno de trabalho, suspenso desde a pandemia, seja retomado.


Acesse as nossas redes sociais no Facebook, Instagram LinkedIn
Ou faça contato direto no WhatsApp