4 barulhos comuns em carros que você precisa conhecer
Tempo de leitura: 2 minutos
Você já passou pela situação de estar andando ou viajando com seu carro e perceber um barulho estranho no seu veículo? Nessas horas você se perguntou qual seria o problema, se é no freio, nos pneus ou na suspensão, mas ficou perdido na resposta?
Com o tempo, aprendemos mais sobre cada barulho dos carros. Mas você sabe reconhecer de primeira o problema do seu carro? Se não, continue com a gente na leitura.
Barulho agudo com assobio.
Se você está na estrada e começar a perceber um barulho agudo semelhante a um assobio, pode ser que as pastilhas do freio estejam desgastadas. Esses tipo de som pode acontecer principalmente quando você pressiona o pedal do freio.
Portanto, é extremamente importante procurar o auxílio de um mecânico para confirmar o problema e, se for o caso, realizar a troca de pastilhas. O ideal é que a troca das pastilhas seja realizada a cada 30 mil quilômetros rodados, contudo, dependendo do material essa troca deve ser antecipada para que não haja riscos ao sair de casa com seu carro.
Batida Seca
Você já percebeu um barulho mais oco, como se fosse batidas secas? Certamente são os amortecedores do seu veículo que estão desgastados, Contudo, esse tipo de problema pode gerar um outro tipo de som, os de mola rangendo na traseira.
O bem da verdade é que a vida útil dos amortecedores depende de inúmeros fatores, sendo o tipo de solo que é percorrido como um dos principais agentes desse transtorno. Sendo assim, se você tem o hábito de andar com seu veículo em estradas de terras, com buracos e relevos comprometedores, os amortecedores precisarão ser trocados mais vezes, caso contrário, procure fazer uma revisão o quanto antes para identificar o problema.
“Ronco” Áspero
Fique atento ao identificar um barulho metalizado ou semelhante a um “ronco” vindo das rodas. Esse tipo de som está ligado com problemas nos rolamentos. Normalmente o barulho começa fraco, porém ao tomar mais velocidade com o veículo a tendência é de que o barulho aumente e consequentemente os riscos na estrada também.
Um rolamento danificado pode travar e causar a perda de direção e frenagem. Por isso, ao perceber esses sinais, dê uma conferida também nos pneus antes de desmontar as rodas, já que esse tipo de barulho também acontece com pneus gastos e procure imediatamente um mecânico.
Estalos
Já tentou dar a partida no seu carro e percebeu barulhos de estalos? Então, se atente! Esse tipo de som tem relação com o coxim, peça responsável para absorver as vibrações do veículo e trazer mais estabilidade para o mesmo.
Outro ponto que deve ser observado é a dificuldade de engatar marchas, sinalizando o mesmo problema. Caso o som de estalo surja durante as curvas, pode representar problemas na junta homocinética — a peça responsável pela transmissão entre o diferencial e as rodas.
Entender cada barulho estranho de um carro demanda tempo e pesquisa, por isso antes de comprar seu seminovo, escolha parceiros que lhe ofereçam veículos revisados para que você não tenha problemas num futuro próximo.
Aqui na Edrive nossos carros são rigorosamente revisados e com garantia para que você e sua família tenham conforto e tranquilidade na estrada. Agora que você aprendeu mais sobre alguns barulhos prejudiciais do seu veículo, fique atento e leve ao mecânico sempre que for necessário.